8 ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS EM FERNANDO DE NORONHA

Passeios imperdíveis em Fernando de Noronha.

Uma das coisas que mais impressionam em Fernando de Noronha é como um arquipélago tão pequeno, de apenas 26 km² pode concentrar tanta beleza e diversidade. A vida marinha, então, é um espetáculo à parte! Não é à toa que Fernando de Noronha foi declarada Patrimônio Mundial Natural pela Unesco e é um dos destinos mais exóticos e desejados do mundo, logo saberemos o porquê!

Noronha Patrimônio mundial, cultural e natural do mundo pela UNESCO

Desde 2001, Noronha é Patrimônio mundial, cultural e natural. Foto: PARNAMAR.

Com tanta exuberância e cenários surpreendentes, o que não falta por lá é o que apreciar e o que fazer.

No nosso post de hoje, vamos apresentar 8 passeios que consideramos imperdíveis em uma viagem para Fernando de Noronha.

E aí, vamos conferir quais são eles?

1) SNORKEL NA PRAIA DO PORTO

A praia do Porto é uma praia de mar calmo e águas tranquilas que fica, como o nome sugere, na região do Porto de Santo Antônio, em Fernando de Noronha.

Praia do Porto Noronha.

Praia do Porto, Noronha.

Embora os holofotes não estejam muito voltados para ela, a Praia do Porto tem um visual muito bonito e um mar muito propício para a prática de snorkel, pois a riqueza da vida marinha lá é abundante, sendo possível contemplar lindos cardumes, tartarugas, arraias e tubarões, além dos corais formados nos destroços de um navio grego, naufragado próximo à costa, em 1937.

Naufrágio na Praia do Porto, Noronha.

Naufrágio na Praia do Porto, Noronha.

Portanto, não deixe de levar seu equipamento de snorkel, e caso não possua, é possível alugá-lo em alguma das lojinhas próximas à praia.

Outra coisa que consideramos extremamente importante, embora não seja obrigatória, é o uso de colete flutuador e a contratação de guia (lá na praia existem vários), principalmente para aqueles que não tem experiência ou não tem conhecimento do local, pois como é uma região portuária, embarcações transitam por ali, fazendo com que o guia torne a experiência bem mais rica e segura.

Por não fazer parte do Parque Nacional Marinho – PARNAMAR, não é necessário pagar nada para visitá-la. Reserve, pelo menos 3 horas, para aproveitar este passeio. Você também pode combinar a ida à Praia do Porto com as atrações próximas, como o Museu do Tubarão, Caieiras, Ponta do Air France, Buraco da Raquel e Igrejinha do Porto.

Confira os vídeos da nossa experiência aqui.

2) SNORKEL NA PRAIA DO SUESTE

*Apresentação obrigatória do ingresso do PARNAMAR.

A praia ou Baía do Sueste é uma praia do mar de fora que fica ao sul da ilha de Noronha. Devido à grande presença de corais é a baía mais protegida do arquipélago, o que torna o mar ainda mais calmo.

Para obter informações gerais sobre Noronha, visite o nosso post de dicas e informações básicas.

Baía do Sueste Noronha

Baía do Sueste Noronha

A primeira coisa a levar em consideração é que para visitá-la é obrigatória a apresentação do cartão do Parque Nacional Marinho – PARNAMAR (Para saber mais sobre o PARNAMAR, clique aqui).

A segunda é que tem horário para visitação, todos os dias das 9 às 16 horas, sem a necessidade de agendamento.

E a terceira é que a praia é dividida em 3 partes. Seu lado esquerdo é restrito aos pesquisadores autorizados pelo ICMBio, já o restante da praia é liberado para visitantes, sendo a parte central destinada para banho livre e o lado direito para prática de snorkel, com uso obrigatório de colete flutuador, devido à presença de corais, onde é perfeito para nadar facilmente com uma enorme variedade de peixinhos, tartarugas, arraias e tubarões que aproveitam as águas calmas da baía para se alimentar e descansar. E por falar nisso, é possível avistá-los, no raso, até mesmo de fora da água.

Assim, como na Praia do Porto, também é possível fazer esse passeio com guias locais presentes por ali.

É uma praia que não pode ficar de fora de nenhum roteiro de viagem para Noronha, pois tanto o banho de mar como o mergulho de snorkel são incríveis. Se tiver pouco tempo na ilha, reserve, pelo menos, 3 horas para aproveitar a Baía do Sueste.

Como todas as outras praias que fazem parte do PARNAMAR, ao visitá-la o turista terá acesso à estrutura de duchas, banheiros, lanchonete, aluguel de equipamentos e lojinha, onde também é possível comprar o ingresso do parque, caso ainda não tenha sido adquirido previamente.

3) PASSEIO DE BARCO ENTARDECER VIP

*Apresentação obrigatória do ingresso do PARNAMAR.

Neste passeio é possível contemplar algumas praias do mar de dentro de Fernando de Noronha, sob a perspectiva de uma embarcação.

Passeio de barco Entardecer VIP, Noronha.

Passeio de barco Entardecer VIP, Noronha.

O passeio de Barco Entardecer Vip tem saída do píer do Porto de Santo Antônio, entre 14 e 15h (dependendo da empresa contratada), retornando após o pôr do sol. Ao longo do percurso são muitas atrações para apreciar nas 3 horas de passeio, pois costeia as praias do Cachorro, Meio, Conceição, Americano, Bode, Cacimba do Padre e faz uma parada próxima ao Morro Dois Irmãos, onde é possível fazer aquela foto com o cartão postal de Noronha.

Logo no início do trajeto, na saída do porto, entre a Baía dos Golfinhos e Entre Ilhas, é possível contemplar, bem próximo a embarcação, um dos mais belos espetáculos da natureza, o balé de dezenas e dezenas de simpáticos golfinhos-rotadores que habitam a região, livres, leves e soltos em seu habitat natural.

golfinhos rotadores em Noronha

Golfinhos rotadores na frente do barco, em Noronha.

Embora não seja garantido, afinal depende exclusivamente da natureza, é muito improvável que em condições normais os golfinhos não estejam por ali, pois é comum presenciá-los quase todos os dias do ano. Como costumam falar, se o passeio acabasse aqui, já teria valido o ingresso, é simplesmente sensacional!

Mas, o passeio não se limita exclusivamente a contemplação. Para aqueles que gostam de um pouco mais de emoção o Planasub/Pranchavip, já incluso no valor do passeio, é uma excelente pedida. E como funciona? Nessa atração, a embarcação reboca uma pranchinha, de uma maneira bem suave, onde é possível observar da superfície as belezas do fundo do mar como corais e vida marinha.

É seguro, super bacana e tem uma duração de uns 30 minutos! Para aqueles que não tem tanta segurança, o ideal é fazer a atividade com o uso de colete. Já para aqueles que não tiverem interesse nessa atividade ou não se sentirem seguros, é possível aproveitar este momento para contemplar a paisagem de Noronha de dentro do barco.

Seguindo o passeio, após uma breve parada para fotos na Praia da Cacimba do Padre, com o Morro Dois Irmãos ao fundo, é hora de uma pausa para banho e mergulho livre. Essa parada do passeio dependerá das condições do mar, como ondas e vento.

Após um maravilhoso banho de mar e enquanto o sol vai se pondo, é servido um petisco a bordo, com direito à peixe na brasa, salada e pães (bebidas não inclusas, dica: leve a sua), propiciando um momento mágico que ficará eternizado em sua memória, quando os tons alaranjados do céu se harmonizam com a beleza estonteante de Noronha.

4) CANOA HAVAIANA

O passeio de canoa havaiana era o que tínhamos mais expectativas em fazer, pois diferentemente dos outros, nunca havíamos feito esse passeio em Noronha. Mas, será que superou nossa expectativa? Veremos a seguir…

No passeio de Canoa Havaiana os horários mais concorridos são o nascer e o pôr do sol. Então, aqui vai uma primeira dica, não deixe para fechar na hora, pois existe uma possibilidade das vagas esgotarem.

Como havíamos feito o passeio de barco ao entardecer, optamos pelo passeio da canoa havaiana ao nascer do sol, para viver uma experiência diferente.

Passeio de canoa havaiana ao Nascer do Sol, Noronha.

Passeio de canoa havaiana ao Nascer do Sol, Noronha.

O passeio iniciou às 4:30h da manhã, quando o transfer fornecido pela agência que contratamos nos buscou no hotel. Aqui vale uma observação, verificamos que algumas empresas não oferecem esse serviço incluso no valor do passeio, portanto, pesquise antes de fechar, visto que é necessário se deslocar até a Praia do Porto para realizá-lo.

Quando chegamos à Praia do Porto, ponto de partida do passeio, ainda estava escuro, fomos apresentados aos nossos 2 guias, que nos repassaram as primeiras orientações sobre como remar, percurso do passeio e o que não era permitido fazer.

Após esse “briefing” e sanadas as dúvidas, colocamos a canoa havaiana na água e remamos junto ao nosso grupo até o local para assistir o nascer do sol. Foi pura conexão com a natureza!

Após essa parada, seguimos com destino às praias do mar de dentro, onde observamos a Pedra do Rugido do Leão, que recebe esse nome pois quando a água do mar bate na pedra é possível ouvir um barulho semelhante a um rugido de leão.

Saindo dali, já próximo à praia da Conceição, paramos mais uma vez a canoa à espera dos nossos anfitriões. Era 6:50 da manhã, quando começaram a aparecer os primeiros grupos de golfinhos-rotadores, que, como de costume, seguiam em direção à Praia da Biboca, para se alimentar, quando percebemos havia inúmeros se exibindo ao lado da nossa canoa. Não há palavras para descrever a beleza desse momento.

Este passeio teve uma duração aproximada de 2 horas, custou R$ 220 (por pessoa) em fevereiro de 2021 e muito superou nossas expectativas, pois é uma atividade muito legal, nada cansativa e recomendada para várias idades, inclusive no nosso grupo tinha crianças e idosos.

Deixamos todo o nosso passeio registrado nos nossos stories, clique aqui para ver.

5) MERGULHO DE CILINDRO

mergulho de cilindro é um dos passeios mais incríveis de Fernando de Noronha. Em contrapartida, também é um dos mais caros. Mas, se você tiver condições para fazê-lo, aproveite, pois o arquipélago é um dos berçários de vida marinha mais ricos do mundo, e não estou exagerando!

E foi o que fiz. Para falar a verdade, nunca tinha pensando antes em mergulhar, mas a biodiversidade de Noronha fez surgir dentro de mim um interesse gigantesco em conhecer as belezas daquela ilha por inteiro. Pensei “se em terra é linda daquele jeito, imagine em baixo d’água, com aquela diversidade de corais e animais”.

Comecei a pesquisar, e como não sou certificada, optei por fazer o batismo, sem a necessidade de curso, que é um primeiro mergulho em que você é acompanhado por um guia, após suas instruções.

Em Noronha, é possível fazer o mergulho embarcado e o não embarcado, este saindo diretamente da praia, bem mais em conta (nossa escolha) e, ao contrário do mergulho embarcado, não é obrigatória a apresentação do ingresso do PARNAMAR.

mergulho e snorkel em noronha

Optamos pelo Mergulho de Cilindro na Praia do Porto, Noronha.

Confesso que no dia, estava muito nervosa, sentimento que foi se esvaindo com os primeiros momentos dentro da água, dando lugar a um sentimento de liberdade, tranquilidade e completude, primeiro por quebrar a barreira do medo, e segundo pela magia de sentir a natureza de uma forma intensa e viver aquele momento único em minha vida.

mergulho na praia do porto em noronha

Tartaruga nos acompanhando durante o mergulho, Noronha.

Portanto, permita-se! 🙂

6) PRAIA DO SANCHO

*Obrigatória apresentação do ingresso do PARNAMAR.

O que falar da praia que já foi eleita por 5 vezes consecutivas como a Melhor Praia do Mundo, pelo prêmio do Tripadvisor, Travellers’ Choice e em 2021 figurou em 3º lugar, dispensa comentários não é mesmo?

Para conhecer a Baía do Sancho, além da apresentação obrigatória do cartão do Parque Nacional Marinho, é importante observar seus horários de funcionamento.

Além da beleza da praia, por lá, existem 3 mirantes que proporcionam paisagens surreais.

Para saber mais, fizemos um post dedicado exclusivamente a Praia do Sancho.

7) BAIA DOS PORCOS

Baía dos Porcos em Fernando de Noronha

Baía dos Porcos vista de cima, Noronha.

Para muita gente, a praia mais bonita de Noronha. Fica entre as praias do Sancho e Cacimba do Padre, sendo por esta última onde se dá o acesso por uma pequena trilha de pedras com “escadarias”, sendo ideal visitá-la na maré baixa.

Com água tom verde esmeralda de tirar o fôlego, é ideal para fazer snorkel ou curtir as piscininhas naturais que se formam na maré baixa. Atenção! Em algumas delas (do lado esquerdo da praia) não é permitido o acesso, devido à fragilidade dos corais que se formam ali.

8) PISCINA NATURAL DO ATALAIA – TRILHA ATALAIA CURTA

*Obrigatória apresentação do ingresso do PARNAMAR.

Sabe aquela sensação de mergulhar dentro de um aquário natural? Esse é o sentimento que melhor define o mergulho na piscina natural do Atalaia, que se forma na maré baixa, quando diversas espécies de peixinhos, polvos, moreias, tubarões, que ali ficam isolados por uma barreira de corais, tornando o lugar ideal para flutuação, com uso obrigatório de colete e máscara de snorkel.

Piscina da Praia da Atalaia Noronha

Piscina da Praia da Atalaia, em Noronha.

São apenas 30 minutos dentro “do aquário” (passa tão rápido que a sensação quando acaba parece que foram apenas 10 minutos), para observar a diversidade da vida marinha numa piscina natural de até 40 cm de profundidade.

Noronha, por ser um ecossistema equilibrado, os animais convivem tranquilamente com a presença humana, portanto, não precisa ter medo de tubarão ou qualquer outra espécie.

Uma primeira coisa a se tomar nota é que para fazer esse passeio é obrigatório o agendamento no Centro de visitantes do ICMBIO, que funciona diariamente das 16h às 19 horas. Assim, nossa sugestão é aproveite o dia de sua chegada em Noronha para agendar a trilha do Atalaia, pois as vagas são limitadas e o passeio é muito, mas muito, concorrido! Por dia, são 6 grupos de até 16 pessoas. É bem comum o relato de pessoas que visitam Noronha e não conseguem agendar a visita à piscina natural do Atalaia.

O posto que dá acesso a trilha do Atalaia fica na Vila do Trinta, onde é necessário se apresentar com 20 minutos de antecedência do horário marcado, portando o cartão do Parnamar e o comprovante de agendamento para aquele dia e horário.

Entrada da Trilha da Atalaia Curta, na Vila do Trinta. Noronha

Entrada da Trilha da Atalaia Curta, na Vila do Trinta.

Todos os visitantes recebem as primeiras orientações, ainda no posto de entrada, antes de percorrer uma trilha leve e sinalizada de 1.5 km, sem a necessidade de guia, até a piscina natural.

Ao chegar à piscina, você será recebido por um instrutor do ICMBIO, que passará informações mais específicas sobre o local e a vida marinha, além de orientar o que pode e o que não pode fazer. Destacamos, que em caso de descumprimento das regras, você poderá ser multado e retirado da piscina natural imediatamente.

O passeio total tem duração aproximada de 1h30min, sendo 30 minutos para cada trecho da trilha (ida e volta) e 30 minutos (cronometrados) para permanecer na piscina natural.

Aqui, vão algumas informações que consideramos de extrema utilidade:

  • Antes de começar, não é permitido o uso de protetor solar, pois os resíduos agridem os corais. Portanto, para se proteger do sol sugerimos levar camisa uv, boné;

  • Não é permitido tocar nos animais nem persegui-los com a câmera;

  • É obrigatório o uso de colete, pois não é permitido tocar o solo, apenas “flutuar”;

  • Não economize no aluguel de colete, se tiver com outra pessoa o ideal é cada um alugar o seu;

  • É proibido utilizar “pau de selfie”, sendo permitido suporte flutuador;

  • É recomendado utilizar tênis ou sapatilhas para trilha, principalmente em dias chuvosos (fomos de chinelo e não foi muito legal);

  • Leve água para se hidratar no caminho.

Se quiser saber mais sobre a nossa experiência na trilha da Atalaia curta, clique aqui.

POR FIM…

Todas essas atrações são facilmente acessadas de ônibus, exceto a praia do Sancho, pois da parada do ônibus até a entrada no PIC – Golfinho Sancho tem uma estrada de terra de aproximadamente 1,4 km.

Aproveite cada segundo na ilha, afinal você está pagando caro para estar ali, mas não se esqueça que você está entrando no habitat de milhares de espécies, portanto, preserve o meio ambiente, para que, futuramente, seus filhos e netos também tenham a oportunidade de conhecer um dos berçários naturais mais lindos do planeta!

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para sua viagem à Fernando de Noronha.

Para saber sobre as taxas de Noronha, qual a melhor época para visitar, quanto tempo ficar na ilha, além de outras dicas e informações, basta clicar aqui.

Copyright © Entre uma viagem e outra – 2020. Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido por direitos autorais.