Onde ficar em Jericoacoara? Essa é uma das perguntas que mais recebemos por aqui. E, para respondermos, se faz necessário entender a vila de pescadores mais charmosa do Brasil.
Jericoacoara faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara. Mas, aqui convém destacar que a sede do município em Jijoca e a vila estão separadas por uma distância de 21 km.
Portanto, não confunda e leve essa informação em conta antes de fechar sua acomodação.
Embora as opções de hospedagem em Jijoca, muitas vezes, apresentem preços mais atrativos, esse critério não pode ser o único a fundamentar a sua escolha, pois o tempo gasto em cada deslocamento (aproximadamente 50 min/trecho) e o custo de cada transfer (R$ 25,00/trecho/pessoa) até Jeri devem ser levados em consideração.
A Praia do Preá, localizada no município de Cruz, é mais uma praia paradisíaca e tranquila que fica próxima à vila de Jericoacoara.
Esta praia ganhou bastante destaque nos últimos anos, por conta, principalmente, dos fortes ventos propícios para a prática de esportes náuticos como o Wind e Kitesurf. Isto a tornou um destino ideal para praticantes desses esportes, além de visitantes que buscam por um refúgio de paz e tranquilidade.
Por lá, as opções de hospedagem também são bem variadas… Porém, se a ideia for curtir as noites de Jeri, ao escolher a Praia do Preá como base, deve-se considerar o deslocamento de 12 km (cada trecho) até a vila de Jeri. Sem esquecer, é claro, do tempo para fazê-lo (30 min/trecho) e seu custo, embora algumas acomodações ofereçam esse serviço de forma gratuita.
A resposta vai depender do propósito da sua viagem. Porém, para uma primeira vez em Jericoacoara, entendemos que o ideal é se hospedar dentro da vila.
Pois, na nossa opinião, quem procura por Jeri está buscando pela magia do pé na areia, de viver e sentir intensamente a vibe da vila. E, para ter essa sensação por completo, nada melhor que estar no coração de Jeri.
Jericoacoara, embora tenha se desenvolvido muito nos últimos anos, não deixou de ser uma pequena e rústica vila de pescadores, tanto que é possível percorrer os principais pontos da vila a pé.
Lá, não existem ruas de asfalto ou calçamento, suas ruas e becos são todos de areia, que trazem um tom charmoso à vila. Em contrapartida, como ponto negativo, não há acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção/mobilidade reduzida ou cadeirantes. O que sabemos até então é que existem estudos para implementar a acessibilidade na vila, mas ainda não aconteceu. Esperamos que em breve esta situação seja resolvida, para que todos possam desfrutar das belezas de Jeri.
Como podemos ver no mapa abaixo, é possível constatar que Jeri tem algumas poucas ruas de areia interligadas por pequenos becos.
As “principais” são: Rua Principal, onde se concentram uma grande quantidade de hotéis e pousadas, a pracinha central, agências de passeio, mercados, padaria, lojinhas e digamos aonde a noite acontece, pois ali estão concentrados muitos bares e restaurantes. Ah, e não podemos esquecer que ali também, na altura da praia, ficam as barraquinhas de bebidas que fazem a festa dos visitantes;
Rua do Forró, onde também existe uma boa concentração de restaurantes e pousadas, assim como a Rua São Francisco, que durante a noite é tomada por carrinhos e barraquinhas de comidas de rua… humm! 😛
Nos últimos anos, com o crescimento da vila, novas opções de hospedagem foram surgindo, algumas delas um pouco mais afastadas do centrinho.
Se essa for a sua escolha, fique sabendo que precisará caminhar um pouco pelas ruas de areia (uns 10-15 min, a depender da localização), o que torna esta opção menos interessante para idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção.
Lá tem opções para todo perfil de turista: hostel, camping, apartamentos, pousadas, hotéis, hotéis-boutique.
Então, aqui vai uma dica: para escolher uma acomodação com uma localização privilegiada, o ideal é utilizar a Praça Central, que fica no coração da vila, como ponto de referência, quanto mais próximo a ela, melhor! Pois, ali você estará a 2 passos das principais atrações dentro da vila, necessitando de transporte apenas para os passeios do lado leste e do lado oeste de Jeri.
Como mostramos, Jeri tem as mais variadas opções de hospedagens, escolha aquela que melhor se encaixa no seu orçamento. E, embora seja uma vila pequena, a localização pode ser um diferencial em sua viagem.
Se quiser alguma dica de hospedagem ou ficou com alguma dúvida e quer saber mais, entre no nosso grupo de Jericoacoara no Whatsapp através do link.