BATE E VOLTA PARA JERI, VALE A PENA?

Bate e volta para Jeri, vale a pena?

Uma das formas de se visitar Jericoacoara, saindo de Fortaleza, é fazendo o passeio de 1 dia para a vila, o famoso bate e volta. Mas, e aí, será que vale a pena fazer esse passeio?

A seguir, vamos listar 5 motivos que fundamentaram a nossa opinião. Vamos a eles!

1 – CANSATIVO

De Fortaleza à Jericoacoara são aproximadamente 300 km de distância. Ou seja, para perfazer o percurso do passeio completo (ida e volta) serão quase 600 km

Levando em consideração que para cada trecho é necessário pelo menos 4 horas, achamos bastante cansativo dedicar 8 horas apenas para esses trajetos, dentro de um ônibus ou van, num espaço tão curto de tempo. Afinal, quem tá de férias quer relaxar, não é mesmo?

caminho cansativo para jericoacoara

 

Estrada para Jericoacoara, CE-065.

como chegar em jeri mapa

 

Como chegar em Jeri saindo de Fortaleza.

Outro motivo que torna o passeio bem cansativo é o horário de saída, que é muito cedo, tem início entre 4 e 5 horas da manhã, com retorno previsto para o fim de tarde, início de noite.

2 – POUCO TEMPO PARA MUITAS ATRAÇÕES

Dentre as atrações que contemplam este passeio estão: a Lagoa do Paraíso, Árvore da Preguiça, Pedra Furada, Buraco Azul, Dunas e uma rápida visitação à vila de Jericoacoara, atrações estas que fazem parte do passeio para o lado leste da vila.

Ocorre que, em Jeri, existem muitas outras atrações que não estão contempladas neste passeio, como a Lagoa da Tatajuba, o Mangue Guriú e o passeio do Cavalo Marinho, por exemplo, que fazem parte do passeio do lado oeste da vila.

Fotos no Mangue Guriu

 

Mangue Guriú, passeio não incluso no bate e volta.

Então, embora a rápida experiência do passeio bate e volta proporcione visitar algumas das principais atrações da região, esta não será completa, pois não é possível conhecer todas as principais atrações imperdíveis da região em poucas horas.

3 – TAXA DE PERMANÊNCIA

Qualquer turista que visitar a vila de Jericoacoara deverá pagar a Taxa de Turismo Sustentável, atualmente no valor de R$ 30,00, válida por um período de até 7 dias. 

Assim, o turista que visitar a vila em um “bate e volta” por algumas poucas horas pagará o mesmo valor daquele que permanecer por até 7 dias na vila.

Esta taxa não está inclusa nos passeios bate e volta. Para saber mais informações sobre como emitir a taxa de turismo sustentável, clique aqui.

4 – GASTRONOMIA DE JERICOACOARA

Se tem uma coisa que podemos dizer de Jericoacoara é que lá come-se muito bem! 

Com uma culinária bastante rica, possui variadas opções, que vão dos restaurantes de comida regional à restaurantes de alta gastronomia, fazendo da experiência gastronômica local uma atração à parte.

Como o período de visitação à vila no bate e volta é curto, esse quesito do passeio fica um pouco prejudicado.

Se quiser dicas de onde comer em Jeri, fizemos uma seleção com 7 restaurantes imperdíveis da vila.

5 – NÃO CONHECER A NOITE DE JERI E NÃO SENTIR O ASTRAL DA VILA

Para nós, este é o principal motivo que nos faz acreditar que o passeio de 1 dia para Jericoacoara não vale a pena!

Jericoacoara está muito além de seus passeios. É um destino que não combina com pressa ou correria, porque o verdadeiro encanto e magia de Jeri está em sentir o seu astral, vivenciar o modo de vida local e esquecer que existe um mundo além dali.

Ah, a noite de Jeri, então, nem se fala, é um show à parte! Depois do espetáculo do pôr do sol, a vila começa a ganhar cores. Um fato curioso é que lá não existem postes, assim, a iluminação é garantida pela luz do céu e dos estabelecimentos locais, que dão o ar rústico da vila. Uauuu!

por do sol na duna em jericoacoara

 

Pôr do Sol na Duna, em Jeri.

Noite de jericoacoara samba rock jeri

 

A vibe da noite de Jeri é pé na areia.

Enquanto isso, ♬os primeiros acordes ecoam dos barzinhos/restaurantes e se misturam ao vai e vem dos visitantes pelas ruas e becos de areia da vila… É uma vibe incrível!

CONCLUSÃO…

Sabemos que nem todo mundo que vem à Fortaleza tem muitos dias disponíveis para conhecer Jericoacoara, caso não tenha programado antes. 

Porém, se este for o seu caso, sugerimos que aproveite as outras praias mais próximas da capital, como Porto das Dunas, Morro Branco e Canoa Quebrada, que ficam no litoral leste do estado, ou Praia do Cumbuco, Lagoinha e Flecheiras no litoral oeste, são praias lindas e que não demandam muito tempo de deslocamento até elas, deixando Jeri para uma próxima oportunidade, quando será realmente possível desfrutar do que a vila tem de melhor, viver a experiência por completo, sem aquele arrependimento de ter programado tão pouco tempo para aquele destino paradisíaco.

Mas… se mesmo assim, você entender que este passeio vale a pena, aproveite cada minuto da experiência! 

Quer saber o que fazer e quanto tempo ficar em Jeri? Fizemos esse post que explica bem direitinho!

Até a próxima, viajante!

Copyright © Entre uma viagem e outra – 2020. Todos os direitos reservados. Conteúdo protegido por direitos autorais.