Hey, viajantes! Vale a pena reservar pelo Airbnb?
Dando continuidade ao tema das melhores plataformas para reserva de hospedagem, é claro que não poderíamos deixar de falar sobre o revolucionário airbnb, que chegou para dar o que falar no mercado de viagens. Você pode até ainda não ter utilizado, mas certamente você já ouviu falar!
Airbnb significa Air Bed and Breakfast, é uma plataforma de reserva de acomodações, que iniciou suas atividades no ano de 2008, e a cada dia se torna mais popular entre os viajantes de todo o mundo.
Atualmente, conta com mais de 750 milhões de usuários, com uma média 2 milhões de pessoas hospedadas por noite, nas mais de 7 milhões de acomodações espalhadas em mais de 220 países.
É uma das maiores plataformas do mundo para acomodações/estadias e surgiu como alternativa às tradicionais opções de hospedagem, permitindo a qualquer interessado monetizar seus espaços, disponibilizando-os à grande comunidade de viajantes.
Só para se ter um pouco da noção da grandeza e peculiaridade da plataforma, além das opções de hospedagens mais tradicionais, são disponibilizados vários tipos de acomodação, destaque para as mais de 3 mil casas na árvore, ilhas e os 5 mil castelos. É impressionante!
Aqui tem uma curiosidade bem interessante!
A plataforma surgiu da necessidade de 2 estudantes de arrecadar dinheiro para pagar o aluguel do mês do apartamento que viviam na Califórnia.
Em um determinado evento de designers que acontecia na cidade, tiveram a genial ideia de alugar 3 colchões de ar que tinham disponíveis e cobrar pelo uso do espaço, incluindo umas torradas para café da manhã. Como os hotéis estavam todos lotados por conta do evento, a locação foi um sucesso.
Depois disso, resolveram investir na ideia e surgiu, assim, uma plataforma avaliada em 2019 no valor aproximado de US$ 31 bilhões.
O que torna essa plataforma diferente das outras são as categorias e os tipos de hospedagem disponíveis.
Através dessa start up, por exemplo, estão disponíveis categorias de acomodações com espaços inteiros, com apenas um cômodo da casa para locação ou opções de quarto compartilhado, para quem busca ter um menor custo.
Em uma viagem à Barcelona, em julho de 2019, em pleno verão europeu, quando a cidade fica cheia de turistas, o que acaba tornando as hospedagens mais caras, optamos por ficar alguns dias em um cômodo de um apartamento.
O proprietário, que vivia com seu coelho nesse espaço de dois quartos, para obter uma renda extra, disponibilizava um quarto para locação. Resolvemos encarar e foi uma experiência muito legal, pois neste tipo de reserva, embora você perca um pouco da privacidade, você acaba ganhando com o contato com um morador local, que, por ali viver e conhecer sua cidade, sempre tem as melhores informações não turísticas e dicas do destino.
A escolha vai depender do perfil do viajante, da proposta da viagem ou quanto se está disposto a gastar.
Mas, as opções são as mais variadas, desde espaços de residências, apartamentos, cabanas, ilhas e castelos. Isto mesmo, castelos! Se você tem o sonho de se hospedar em um castelo medieval, essa pode ser a oportunidade.
Porém, se sua vibe é mais zen, buscando um contato mais íntimo com a natureza, são inúmeras opções de casas na árvore ou até mesmo casa bolha no meio da floresta.
A plataforma é didática e interativa. No site, você já encontra um passo a passo bem simples.
Basta acessá-lo, fazer um rápido cadastro e buscar pelo destino da viagem. Para fazer uma busca mais refinada é só utilizar os filtros disponíveis. A partir daí, serão listadas as acomodações que se encaixam em sua busca, com os respectivos preços.
Simulamos uma busca para Gramado, no período de 21 a 25 de outubro de 2020, para 2 adultos e 1 criança.
Após a busca, são mostradas as acomodações disponíveis, as quais também podem ser escolhidas pelo critério de localização, utilizando diretamente o mapa interativo da plataforma.
O viajante também pode adicionar filtros de busca para adequar a hospedagem às suas necessidades.
Os anúncios, geralmente, descrevem detalhadamente a acomodação e suas principais regras, sempre as leia com bastante atenção. Além disso, não deixe de conferir as fotos disponíveis.
Mas, o grande diferencial para se ter uma hospedagem bem-sucedida é fazer uma análise dos comentários de outros hóspedes que já se hospedaram naquela propriedade, para então fazer sua escolha, pois ninguém melhor do que quem já utilizou o serviço para te ajudar.
Entretanto, é indispensável fazer uma ponderação entre comentários positivos/negativos, diminuindo, assim, os riscos de ter dor de cabeça com sua hospedagem.
Uma propriedade com muitas avaliações positivas é um bom termômetro para que você tenha uma hospedagem sem problemas.
Também, não deixe de verificar:
Em caso de dúvida, converse com o anfitrião do imóvel, através da própria plataforma.
Por fim, a plataforma possui uma categoria especial de anfitriões, denominados superhosts, que são anfitriões que oferecem experiências extraordinárias para seus hóspedes.
É um prêmio dado aos mais dedicados que proporcionam uma hospitalidade excepcional. Assim que um anfitrião atinge o status de Superhost, um selo Superhost aparecerá automaticamente em seu anúncio e perfil para ajudar os usuários a identificá-lo.
E ai, o Airbnb merece seu like?
Nós já perdemos as contas de quantas vezes utilizamos a plataforma. E, todas as vezes, as experiências foram muito positivas, desde o processo da escolha da acomodação ao check-out na estadia! O que nos faz prontamente recomendá-la!
No entanto, isso não significa que todas as opções que lá estejam disponíveis sejam satisfatórias. E é ai que você deverá ter atenção. Acreditamos que em todas as plataformas existam boas opções de hospedagem e outras nem tanto.
Por exemplo, você poderá utilizar a maior plataforma de reservas de estadias do mundo e ter uma experiência decepcionante, como também, poderá utilizar uma plataforma não tão conhecida e ter uma experiência fantástica.
O que vai fazer a diferença é o critério de sua escolha, baseada principalmente nas avaliações de outros usuários, que já se hospedaram naquela propriedade, a localização, as fotos e o suporte prestado pelo anfitrião.
Esse foi o registro de um jantar inesquecível, na varanda do nosso quarto em Barcelona, ao lado da Sagrada Família, onde utilizamos a cozinha do apartamento para preparar o jantar do nosso jeitinho e curtimos a noite com boa música, vinho e muitas risadas.
Se tivéssemos optado por ficar em um hotel na mesma região, teríamos gastado, pelo menos, 3 vezes mais! E talvez, a noite não tivesse sido tão marcante. 🙂
Então, para nós, VALE SUPER A PENA o Airbnb, tanto pela quantidade de ofertas, preços, tipos de acomodações, como pelas experiências que podem ser proporcionadas.
Por fim, o sucesso de uma boa hospedagem, geralmente, caberá à pesquisa e escolha feita por nós usuários. Embora seja muito importante fazer a reserva com antecedência, por apresentar uma maior disponibilidade de opções e melhores preços, não tenha pressa ao escolher.
Quer saber como aproveitar super promoções de passagens aéreas e muito mais dicas de viagem? Então, é só clicar aqui para conferir.
Até a próxima! 😉