14 curiosidades e dicas sobre Jericoacoara
Salve, salve, viajantes!
Sempre que pretendemos conhecer determinado destino, procuramos descobrir um pouco mais sobre o lugar, sua história, algumas curiosidades e imaginamos que muitos de vocês também, motivo pelo qual nos fez compartilhar aqui algumas curiosidades sobre Jeri, até mesmo por acreditar que alguma dessas curiosidades poderá ajudar na montagem de sua programação e na viagem em si.
Então, vamos lá….
Na verdade, existem duas principais versões para o nome de Jericoacoara, uma que, na época do Brasil colonial, o local se chamava Buraco das Tartarugas (lura coacuara, em tupi-guarani), local onde acontecia a desova de tartarugas marinhas. E outra, que significa “jacaré quarando ao sol”, em alusão ao formato assemelhado da Pedra Furada a um jacaré deitado.
Lá, não existem ruas de asfalto ou calçamento, suas ruas e becos são todos de areia, que trazem um tom rústico e charmoso à vila. Em contrapartida, como ponto negativo, não há acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção/mobilidade reduzida ou cadeirantes. O que sabemos até então é que existem estudos para implementar a acessibilidade na vila, o que não aconteceu ainda. Esperamos que em breve esta situação seja resolvida, para que todos possam desfrutar das belezas de Jeri.
Meninas, levem isso em consideração antes de fazer a mala, esqueçam o salto alto, pois sandália de dedo e rasteira são a pedida do lugar!
A energia elétrica só chegou em Jericoacoara em 1990.
Desde então, a rede de energia elétrica é toda subterrânea, que torna o lugar ainda mais peculiar, sem aquela poluição visual de fios dos postes comum às grandes cidades.
Sendo assim, a iluminação da vila é basicamente da luz das estrelas, da lua e dos estabelecimentos locais.
É isso mesmo! E isso tem muito a ver também com a próxima curiosidade.
Trânsito por lá somente de moradores e visitantes, que se cruzam a pé no vai e vem pelas suas ruas e becos de areia, devendo os carros particulares ficar no estacionamento da entrada da vila.
Embora a maioria dos estabelecimentos aceitem cartão de crédito e débito, sempre é bom ter um pouco de dinheiro em espécie para qualquer imprevisto e, até mesmo, para garantir alguns descontos.
Portanto, aproveite para sacar dinheiro antes de chegar em Jeri, você pode fazer isso na sua cidade ou em Jijoca, município do qual Jericoacoara faz parte.
Mas, aqui vai uma dica, caso você não tenha feito isso, em alguns estabelecimentos em Jeri (supermercados) é possível fazer um “câmbio”, onde você passa um valor no seu cartão e eles trocam por dinheiro, a um custo médio de 10% do valor.
Leva isso em consideração e abasteça o tanque de seu carro antes de chegar até , caso opte ir de carro até lá. Se quiser saber como chegar em Jeri, clique aqui.
Até essa data não era necessário pagar nenhuma Taxa. A partir de 2017, foi instituída essa taxa, que inicialmente, custava R$5,00 por dia, mas recentemente essa forma de cobrança sofreu uma alteração, que você pode conferir aqui.
O Aeroporto que serve Jeri fica na cidade vizinha de Cruz, distante 36km da vila. Ou seja, caso seu voo chegue por lá, já fique sabendo que será preciso contratar um transfer até a vila.
Sim!! A principal igreja de Jeri foi toda construída por moradores da vila, com as pedras do Morro do Serrote, em 1961.
Tudo isso, porque até então não existia igreja em Jeri, portanto, a população precisava se deslocar até outra localidade próxima para assistir a missa.
Você pode conferir mais sobre esse Ranking clicando aqui!
Hoje, devido a ação do vento, combinada ao impacto da ação humana, sua altura foi reduzida à metade.
Atração que surgiu de forma não programada… Isso mesmo!!!
Com a retirada do barro para a construção de uma rodovia e obras na região, formou um buraco que, com as fortes chuvas, fez surgir essa nova atração turística que atualmente é sensação da região, pelo impactante azul-turquesa de sua água.
Hoje em dia, existem dois Buracos Azuis na região, o Caiçara e o Castelhano.
Se você tiver em Jeri ou programando uma viagem para lá essa época, fique sabendo que apenas no mês de julho é possível presenciar esse espetáculo do sol se pondo no mar, pela fenda da Pedra Furada.
Se quiser saber mais sobre Jeri, temos vários outros posts aqui. E para mais dicas, faça parte do nosso grupo de Jeri no WhatsApp.
Bye, bye!